A Cáritas

Testemunhar e anunciar o Evangelho
de Jesus Cristo, defendendo e promovendo
toda forma de vida.

Há 65 anos a Cáritas atua na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos e no fomento da sociedade do Bem Viver. Atua na organização das comunidades, fortalecendo o protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social, no cuidado com a Casa Comum.

Desde a sua fundação, a Cáritas tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas.

Este projeto da Plataforma Economia Popular Solidária Bem Viver é coordenado pela Cáritas Brasileira Regional Paraná, que é um dos 12 Regionais da Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956. Uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. No Brasil, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações.

Promover o bem viver

Construção solidária da
sociedade do Bem Viver,
sinal do Reino de Deus.

A Cáritas Brasileira Regional Paraná desenvolve ações no estado do Paraná e anima a caminhada regional junto às entidades-membro que compõem a rede no estado.

Apoio:

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Agência da ONU para Refugiados é o financiador da Plataforma Economia Popular Solidária Bem Viver. O ACNUR, no Brasil, é pautado pelos mesmos princípios e funções que em qualquer outro país: proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas. O refugiado dispõe da proteção do governo brasileiro e pode, portanto, obter documentos, trabalhar, estudar e exercer os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no país. O Brasil é internacionalmente reconhecido como um país acolhedor. Entretanto, aqui, pessoas refugiadas também encontram dificuldades para se integrar à sociedade brasileira.

A Agência da ONU para Refugiados no Brasil tem seu escritório central em Brasília e unidades descentralizadas em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Boa Vista (RR). O ACNUR atua em cooperação com o CONARE e em coordenação com os governos federal, estaduais e municipais, além de outras instâncias do Poder Público.

Conheça Mais Sobre